Translate

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Bolo Escaldado



















Um bolinho feito já algum tempo que me surpreendeu pela maneira
original de confeccionar. Fica super fofo e não é muito doce.
Não me lembro de onde tirei esta receita
Mas não é da minha autoria, isso eu tenho a certeza.


Ingredientes:

- 6 ovos
- 1 chávena de chá de leite (200ml)
- 2 colheres de sopa (bem cheias) de manteiga
- 1 chávena de chá de açúcar
- 2 chávenas de chá de farinha
- 1 colher sopa de fermento

Comece por separar os ovos e bater as claras em castelo.
Quando as claras estiverem firmes, vá juntando as gemas, uma a uma,
e continue a bater.
Acrescente o açúcar e vá batendo bem para o açúcar ficar dissolvido
(a massa vai ficando mais clara e bem fofa).
Peneire a farinha juntamente com o fermento e vá acrescentando à massa,
delicadamente, sem bater.
Ponha o leite a ferver com a manteiga.
Coloque o leite quente por cima da massa, envolvendo delicadamente.
Colocar em forma bem untada e enfarinhada.
Vai ao forno pré aquecido (comece com forno forte, mais ou menos uns 6 minutos;
depois passe para médio e deixe até o bolo estar pronto).
Desenformar ainda morno.

Notas:

Se quiser, pode substituir o leite por sumo de laranja.
nesse caso, pode também acrescentar raspa de casca de laranja.
Ou, então, pode regar o bolo ainda quente com sumo de laranja adoçado,
ou com leite de coco adoçado.
E pode rechear a gosto , ou fazer qualquer cobertura...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua atenção volte sempre